quarta-feira, 28 de março de 2012

       - Tipos de água em diferentes lugares do Brasil 

1. Água potável: é o tipo ideal para o consumo, é fresca e sem impurezas;

2. Água poluída: é a água suja ou contaminada, isto é, contém impurezas, micróbios, vírus, etc;

3. Água doce: é a água dos rios, lagos e das fontes;

4. Água salgada: é a que contém muitos sais dissolvidos, como por exemplo a água do mar;

5. Água destilada: é constituída unicamente de hidrogênio e oxigênio, não há impurezas e nenhum tipo de sal dissolvido;

6. Águas minerais: são denominadas assim porque contêm uma grande quantidade de sais minerais dissolvidos, assim ela possui cheiro e sabor diferente da água que consumimos.










      - O preço da água no Irã é o dobro do preço da gasolina  no Brasil . 



      Tam-se como quase certo o ataque ás instalações militares do Irã por Israel. Se isto não acontecer , os iranianos terão bomba. Isto num estado democrático que apóia abertamente o terrorismo dito religioso.  40% do petróleo consumido no mundo vem daquela região. O barril já subiu 19% , e a Petrobrás está subsidiando o preço da gasolina aqui no Brasil , para, dentre outras coisas segurar a taxa de juros. Logo a corda rompe, e o aumento será inadiável. Com uma grande crise internacional envolvendo a geopolítica dos países produtores , o sonho das novas classes média tupiniquins vai por água abaixo. Milhões terão carros, mas não vai poder colocar gasolina .


             


     
     - Em alguns locais do mundo a água é mais escassa 



Sabemos que a água potável é um recurso cada vez mais escasso no planeta. Em 2007 a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que cerca de 1,1 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e estima-se que dois milhões de crianças morrem todos os anos pela falta dela ou de saneamento básico.
Nas mais diversas regiões do globo, para milhões de pessoas a água doce torna-se cada vez mais escassa. Segundo a Organização das Nações Unidas, atualmente quase 900 milhões de pessoas vivem sem água limpa em todo o mundo. Em um país como o Brasil, para boa parte dos habitantes essa realidade parece distante. Para outros brasileiros, nem tanto. Seja em termos mundiais ou nacionais, o acesso à água doce está longe de ser equilibrado. Há nesse desequilíbrio fatores climáticos, sociais, econômicos e políticos.




             -No oriente médio a água é mais cara .




    O Oriente Médio, nos últimos anos, apresentou um crescimento populacional, o que elevou o consumo de água e reduziu a quantidade da mesma disponível nos mananciais, fato que tem contribuído para agravar ainda mais os focos de conflito entre os países. 

     Outro foco de conflito acontece nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates. Ambos nascem em território turco e o escoamento de suas águas segue rumo ao Golfo Pérsico; abastecendo a Síria e o Iraque. 
Diante disso, esses países temem o controle turco sobre as nascentes dos rios; pois a Turquia pode represar suas águas para realização de irrigação, construção de usinas hidrelétrica ou para qualquer outro fim. Dessa forma, o abastecimento da Síria e do Iraque ficaria comprometido.

fonte:

fonte:http://www.brasilescola.com/geografia/oriente-medio-escassez-agua.htm